Ser positiva

Decidi ao fim de muito tempo procurar contacto com aqueles que como eu vivem com EM. A minha intenção era a partilha de modos de vida. Decisões que cada um de nós tenha tomado e que tivessem contribuído para o nosso bem estar.

Recebi muitas respostas e fiquei muito grata por isso. Incrivelmente houve uma coisa que se destacou: mensagens que me diziam que não valia a pena achar que mudança de hábitos fossem a cura para a EM.

Eu bem sei que não. Eu bem sei que é uma doença sem cura. E sei também que é silenciosa e traiçoeira. Assim como sei que hábitos de vida saudáveis são recomendados a todos sem excepção.

Mas não será de partilhar e até mesmo tentar perceber se esses ditos hábitos levados à letra ajudam? Saberá a ciência o suficiente sobre a doença para nos dizer isso mesmo: não vale a pena tentar porque isso não vai curar?

E não é sabido que há uma industria farmacêutica potente o suficiente para nos convencer que as doenças se curam com químicos e que não vale a pena apostar em outras soluções?

Eu não tenho respostas certas. Mas tenho consciência de que hoje em dia há doenças que aparecem mais pelo facto de levarmos vidas poucos saudáveis. E isso é para mim o suficiente para tentar apostar.

E quando digo saudável não se trata de comer bem e fazer desporto.

Saudável no sentido de me amar, de amar o próximo, de não perder tempo nem energia com coisas negativas. Saudável na escolha dos meus pensamentos, desafios e preocupações. Saudável na consciência de que não controlo nada e que bem sei que com este diagnóstico tudo me pode acontecer.

Saudável no sentido em que estou em harmonia com a minha vida e com a minha doença.

Quanto a mim, era esta a mensagem que gostava de partilhar. Nunca foi regras para a cura. Por outro lado compreendi que na partilha pode haver desafios. Não quero negar as coisas más que podem acontecer, mas quero muito negar na minha vida energias pouco positivas.

É esta a minha vida saudável.

Deixe uma Resposta

