Dicas úteis

Escrevo este post na esperança de ser útil a quem como eu usa medicação injectável.

A minha relação com a EM começou na CUF e continuou com a equipa dos Capuchos. Equipa essa que com todas as dificuldades eu acho maravilhosa. A enfermeira Cristina cuida de nós como se de uma mãe se tratasse. E tem paciência igual para todas as nossas dúvidas.

Foi ela quem me explicou, numa sessão de mais de 1 hora, tudo o que precisava de saber sobre a doença e sobre a medicação. E ajudou-me a dar a minha primeira injecção.

Mas passadas semanas tinha dúvidas. Será que aqui está bem? Será que posso dar a esta hora? Será que…?

Para não estar sempre a aborrecê-la com questões, optei por recorrer à enfermeira de produto. E calhou-me no colo (vinda do céu) a enfermeira Erina – um anjo.

As enfermeiras de produto vão a casa e têm toda a disponibilidade para esclarecer as nossas dúvidas. Para além disso, têm sempre na manga imensos truques para facilitar a administração da medicação.

A última visita que tive foi no final do mês de Janeiro e estou muito grata pelas dicas que recebi. Tive uma semana melhor no que aos efeitos secundários diz respeito e posso dizer que as manchas no corpo são cada vez mais reduzidas.

Dicas. Vamos a isto.

A injecção no Inverno deve ser retirada do frigorífico de manhã e administrada à noite antes de dormir para que o líquido não esteja tão frio. Ainda assim, como as temperaturas são baixas e a do nosso corpo alta, devemos colocar a caneta de baixo do braço como se de um termómetro se tratasse. Assim o líquido aproxima a sua temperatura à nossa. Isto ajuda a que o estado febril seja menor.

Antes de injectar faço gelo no local – diminui a dor da pica e depois de injectar faço pressão e massagem no local. Por fim, volto a fazer gelo.

Adicionando a isto tento manter sempre a pele bem hidratada. E a verdade é que as manchas que agora tenho são menores e passam com maior rapidez. E é muito raro sentir comichão como até aqui.

Não me livro totalmente de sentir dores musculares nas 48 horas que se seguem mas em tudo o resto melhorou bastante a minha relação com as injecções. Na toma anterior tive quase 72 horas de dor de cabeça e desta vez isso já não aconteceu.

É certo que só tenho 6 meses desta aventura e que o corpo cansa-se naturalmente desta vida. Mas mais uma razão para mimá-lo com o que é possível.

As nossas enfermeiras são as maiores. Obrigada. Obrigada. Obrigada.

Deixe uma Resposta

