Carta à D.

Querida amiga, sei bem o que passas, o que sentes. Acredita. Passei por isso durante anos na minha vida. O Medo tomou conta dela. Dizia-me o que eu podia ou não fazer. Obrigava-me muitas vezes a ficar quieta, calada, fechada. A tomar decisões erradas.

Um dia comecei a pensar o que era esse Medo. Quem era. Porque estava aqui comigo?

Ele representava as dúvidas que eu tinha de mim mesma, a falta de confiança e até a falta de fé. Ele representava o que eu achava ser o que as pessoas esperavam de mim. Representava andar na linha, seja lá o que isso for, o receio que os outros não gostassem de mim, o receio que eu não fosse ao encontro das expectativas dos outros. Também representava o receio de haver uma desgraça, com a vida, com o mundo.

Qualquer coisa como receio de o céu cair.

Aposto que estás a sorrir. Mas aproveita para ver que no meu discurso era tudo sobre os outros e nada sobre mim. Acontece-te a ti?

Foi aqui que descobri que ele – o Medo – se tinha alojado em mim porque eu não me amava de verdade. Não me respeitava, não confiava, não tinha fé. E por último, queria controlar tudo.

Estava concentrada no exterior e em nada no meu interior. Quem sou eu? Quem és tu?

Vou usar-me das palavras de Chaplin para te dizer o que digo a mim mesma todos os dias pela manhã: Se te amares de verdade, compreenderás que em qualquer circunstância, estás no lugar certo, na hora certa, no momento exacto. (Não me canso disto)

O mundo, o Universo é perfeito. Nisso podes confiar. Até mesmo nas coisas menos boas ele ensina-nos algo valioso. Torna-te amiga desse medo. Deixa-o conviver contigo, não tem mal, és humana.  Grita ao mundo que ele vive contigo e não tenhas vergonha disso.

Cumprimenta-o pela manhã e dá-lhe um beijo de boa-noite. Mostra-lhe que és tu que mandas porque te amas, tal qual és.

Ele vai ficar completamente desarmado.

—–

Obrigada Jessica pela tua mensagem. Acho que poderíamos fazer um grupo de ansiosas com encontros marcados só para nos rirmos do medo. Acho que ele iria gostar.

Deixe uma Resposta

