2016 – obrigada EM

Numa passagem de ano em casa de uns queridos amigos um casal teve a ideia de dar uma folha onde deveríamos escrever os 12 desejos para o ano que se aproximava. Depois deveríamos guardar o envelope e no final do ano abrir. E assim fiz.

Achei tanta graça à ideia que passei a fazê-la desde então.

No dia 25 de manhã abri o meu envelope de 2016. Completei 7 em 12 desejos. E escrevo sobre isto porque a graça está no facto de ter conseguido realizar alguns destes desejos exactamente porque em 2016 adoeci. Há aquele célebre frase ‘Deus escreve certo por linhas tortas’… cá está, confirmo. É preciso é estarmos muito atentos e eu tive 6 meses para estar.

Partilho sem defesas as minhas vitórias e as minhas derrotas, pouco antes de começar a pensar o que desejo para 2017.

  1. Deixar de ser ansiosa e de sentir medo – done. O facto de ter sintomas da EM mas sem saber do que se tratava, fez de mim uma pessoa muito ansiosa e cheia de medo. Depois do derradeiro medo quando fui diagnosticada, caiu em mim uma paz absoluta. Com dias em que fico triste – é certo – mas em paz com a vida.
  2. Abrir o meu coração. Amar mais e zangar-me menos – done. Também sintomas dos sintomas. Vivia desconfortável e por isso zangada. Hoje tenho por vezes desconforto mas o facto de saber do que se trata faz com que só sinta tristeza mas nunca zanga. E para além disso, não há tempo para zangas com coisas de menos. Nem tão pouco desperdiçar energias com tretas. Hoje ainda consigo sentar-me ao computador e escrever e nunca se sabe quando a EM se vai zangar comigo ao ponto de me impedir de assim o fazer. É preciso aprender a viver com o que se tem e acima de tudo aproveitar cada segundo, porque a vida muda num instante e não nos dá aviso prévio.
  3. Encontrar o meu equilíbrio interior e sentir-me em paz – done. Nestes 6 meses de recuperação, com altos e baixos, consegui fazer as pazes com a vida e entregar-me de coração ao que a vida é. Com tudo de bom e menos bom que a vida tem.
  4. Deixar de fumar e beber menos – 2017? Bom, passei a beber menos, não há dúvida mas tive um longo período em que passei a fumar mais. Nos 3 meses em que tinha muita dificuldade em mexer-me ficava sentada horas a fio na varanda a fumar. Só a fumar. Os cigarros foram a minha companhia. E os médicos disseram-me para não deixar de fumar sem ajuda porque afinal de contas não queremos mexer com o sistema nervoso central – a desculpa perfeita. A ajuda está marcada para Fevereiro.
  5. Fazer o curso de instrutora de yoga – done.
  6. Ter um trabalho compensador e onde seja feliz – 2017? Eu sempre gostei muito do que fazia mas sempre me senti infeliz pela loucura em que as coisas eram feitas. Por outro lado é importante para mim ter uma ocupação profissional que possa fazer a diferença na vida de outros.
  7. Ganhar dinheiro – 2017? Mas não faltou, por isso em parte foi um desejo concretizado.
  8. Ter saúde. Não aconteceu, mas do mal veio o bem e só posso estar agradecida por isso. A minha vida hoje é mil vezes melhor do que há 6 meses atrás. Pode parecer estranho mas é verdade.
  9. Viajar mais – 2017? Tinhamos o plano de ir ao Brasil em Novembro. A EM trocou-nos as voltas e ainda não sei bem no futuro como será mas não é impossível.
  10. Uma família feliz – done. E absolutamente grata por isso.
  11. Muita saúde para todos os meus – done. Todos de boa saúde e também sou muito grata por isso.
  12. Meditar mais e sempre – done. Sempre meditei mas a EM deu-me também mais espaço e desejo para isso. Hoje em dia o dia não começa sem primeiro meditar. E isso dá-me a paz certa para cada novo dia. Li em algum sítio (e concordo): quando rezamos falamos com Deus. Quando meditamos ouvimos o que Deus tem para nos dizer.

Que 2017 seja um ano incrível para todos os seres sem excepção (roubei isto porque acho absolutamente delicioso e maravilhoso), com o coração cheio de amor de paz, é um dos meus desejos.

Deixe uma Resposta

