Cuida de ti

Apetece-me abraçar-vos e dizer-vos deixem-se estar como estão. Respirem fundo. Aceitem o que sentem. Deixem-se estar, porque vai passar. Tudo passa.

Nos primeiros meses do meu diagnóstico estive bastante optimista e bem disposta. O corpo e a mente são perfeitos. Como estava concentrada em melhorar dos sintomas, tudo em mim funcionou com força. Depois, quando comecei a ter melhoras físicas, fui-me abaixo. Deprimi.

Isolei-me e não me apetecia fazer nada mais do que pensar e chorar. Caiu-me a ficha: estou a melhorar mas terei esta doença para sempre. Sempre.

Mas tudo passa. Algo dentro de nós se arruma. E quando não se arruma por si só pedimos ajuda. É o mais certo a fazer.

Eu tive primeiro que tudo a ajuda da família. Quando me viram mais derrotistas disseram-me as palavras certas, cada um do seu jeito mas a mensagem chegou cá. E quando estava um bocadinho mais animada reuni-me de forças para seguir em frente: pessoas. As pessoas certas.

Temos os médicos e enfermeiros expecialistas na doença que estão sempre disponíveis para nós, mas eu procurei mais, reuni uma task force: neurologista, enfermeira de EM, enfermeira de produto (medicação), psicoterapia, PT com um forte conhecimento na doença, nutricionista e os meus conhecimentos de yoga.

E dei atenção à voz que tinha dentro de mim quando cai no buraco da depressão: leva o tempo que precisares e depois cuida de ti.

Com toda a equipa reunida traçei um plano mental para me reinventar. Para começar de novo.

Sei bem que sou uma sortuda com a possibilidade de recorrer a todos estes meios mas para quem não pode fazê-lo a SPEM ajuda com todas as ferramentas. E todas as ferramentas são úteis para nos cuidarmos nesta nova aventura com qualidade de vida.

Porque tudo passa, e depois, depois cuida de ti.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s