Diz-me o que comes dir-te-ei quem tu és

A Alimentação – longo suspiro. É sabido que a alimentação é de extrema importância para uma vida saudável. É sabido que existem teorias de que a alimentação cura. Assim como pode adoecer. É sabido que o que ingerimos pode dizer muito de nós.

Eu sempre fui uma curiosa da alimentação saudável. Deixei de comer carne em 2000 e nunca mais lhe toquei. Dei sempre importância aos legumes e frutas. Ao peixe em doses moderadas. Mas também sempre cometi os meus pecados: uns ovos rotos de almoço com um fresco vinho branco e pão a acompanhar.

Vejo-me agora com atenção redobrada. No hospital foi-me dada informação mas eu tentei procurar mais. E pedir ajuda, claro. Felizmente no meu caminho (sou uma sortuda) cruzei-me com uma nutricionista com conhecimentos da doença que me ajudou a pôr em prática informação e ainda adicionou alguma.

Dizem-nos que açafrão é bom porque é um anti-inflamatório. Ok. Mas devo cozinhar tudo com açafrão?

Na internet há listas e listas de alimentos inflamatórios e anti-inflamatórios mas e como fazer? Tem sido uma luta diária. Já fiz jantares que o meu gajo me perguntou “e isto acompanha o quê?”, outros em que ele adicionou queijo e vá, outros que estavam uma delícia tal qual chegaram à mesa.

É uma luta mas não é impossível. E com o tempo já nem é novidade.

Sem ser uma especialista no assunto, longe disso, gostaria de partilhar as minhas descobertas e experiências. Também gostaria de receber as vossas. Agradeço toda a ajuda.

Para já deixo uma dica de um excelente anti-inflamatório que deve ser tomado logo pela manhã em jejum: alho cortado finamente e engolido com água e limão. Como um comprimido. Parece estranho mas não custa assim tanto.

Outra dica que acho muito importante dar: ‘ser feliz’. Ser feliz a viver e a comer. É preciso cuidado mas também moderação nos cuidados. E isto é válido para todos.

Bom apetite.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s